Como montar um sistema de som interno de qualidade com pouco dinheiro!

Ter um bom som automotivo e de qualidade, não é tão complexo como parece. Dependendo do nível de qualidade que se pretende ter no veículo, é possível montar um ótimo equipamento, com um custo/benefício compatível.

Nem sempre recorrer ao excesso de potência significa ter que deixar a acústica e a equalização em segundo plano. Um som puro, sem chiados e interferências é um dos aspectos mais importantes quando se escolhe o som adequado.

Em primeiro lugar deve-se considerar o tratamento acústico do carro, para evitar a “perda” de ondas sonoras -, as frequências de vibrações que podem ser captadas e processadas por nosso sistema auditivo. Este tratamento é aplicados principalmente nas portas, no porta-malas e no teto, e sempre com materiais como espumas e mantas, vidros duplos, como em um estúdio de gravação. Perfeito para encarar as ruas em momentos de muito trânsito, ou mesmo uma estrada tranquila.

Além de agregar valor ao veículo, um conjunto de som de qualidade, não distorce a reprodução de músicas, marca bem as batidas de graves e agudos, ainda que em altos volumes.

Para montar um ótimo som com qualidade, o primeiro passo é ter um processador de áudio, ou “timing correction”, como é conhecido que serve para fazer o ajuste de tempo. É por meio dele que se ajusta e posiciona cada instrumento no local e tom indicados.

Já o kit 3 vias, composto de Tweeter, Mid Bass, Mid Range e Crossover é para quem deseja um som com mais detalhes de equalização e mais qualidade de som no ambiente. O kit de 2 vias, composto de tweeter, mid bass e crossover é uma opção para quem quer investir um pouco menos e, mesmo assim, ter um som de boa qualidade, desde que bem instalado e ajustado.

O Crossover permite que o som saia do player, passe por ele e divida cada frequência que, cada autofalante deve tocar. O Tweeter tem a “função de reproduzir as frequências agudas” com maior nitidez. Ele é quase sempre, colocado na coluna dianteira, entre o para-brisas e a porta. O Mid Bass, trabalha com um médio grave, mas com uma uma batida de lata. Ele é voltado para a reprodução de frequências mais baixas que a do Mid Range, que não faz parte do kit 2 vias, deve ficar próximo ao Tweeter e serve para que a frequência de ambos combine e, chegue ao mesmo tempo aos ouvidos.

Enquanto o Subwoofer emite as frequências mais baixas e precisa tocar forte, de forma rápida, clara e adaptado ao conjunto o amplificador -, que é responsável por gerar a potência de todo o sistema, ambos costumam ocupar bastante espaço, já que precisam ficar instalados em local ventilado e fixo, como o porta-malas, por exemplo.

Ainda que o som instalado seja potente, é de extrema importância manter as características básicas para segurança, como ter fácil acesso ao estepe, caso ele fique no porta malas em caso de necessidade. Uma bateria extra, talvez seja necessária se o som instalado no carro for mais potente.

É recomendável é que a montagem e instalação do som automotivo, seja realizada por um profissional, e diga-se, bem qualificado. Este é um trabalho que envolve uma dose de cuidado, seja no acabamento ou nas conexões. A Apollo Racing , loja online e física, que comercializa, acessórios automotivos, possui técnicos capacitados para indicar os melhores acessórios automotivos para diferentes modelos veiculares e clientes exigentes.