Eliminar Ruídos Som Automotivo | Problema RESOLVIDO

 

Desespero. Isso é a definição do que vai acontecer com você após de tanto tempo para montar o seu sistema de som automotivo e quando ligá-lo, ouvir ruídos provenientes dos alto falantesdrivers e etc.

A presença de ruídos no som é até ”comum”, principalmente em sistemas de alta potência, onde se utiliza uma quantidade maior de energia.

O tipo mais comum de ruído é aquele que percebemos quando liga-se o carro, e o barulho acompanha a rotação do motor, mas pode acontecer também de ter ruídos no sistema, mesmo com o carro parado.

Alem disso, o ruídos geralmente aparecem nos drivers e tweeters do sistema, mas fique tranquilo, não é problema nos alto falantes.

Aliás, isso somente ocorre pois o ruído é uma frequência alta, se estiver utilizando um corte certo para seus alto falantes de grave, mesmo que seu sistema esteja com ruídos, ele podem não reproduzir essas frequências.

Dentre os variados equipamentos do seu carro,  para te ajudar a dar um rumo na solução do problema, podemos citar dois pontos específicos que geralmente são os fatores geradores da grande maioria dos problemas:

  1. Instalação ou utilização dos cabos RCA;
  2. Instalação ou utilização dos cabos de alimentação dos módulos.

Vamos dar algumas dicas relacionadas a esses dois pontos e lembre-se: mesmo os caminhões de som automotivo, com milhares de amperes e quilômetros de fio de cobre, conseguem trabalhar com sistemas de som 100% livres de ruídos, ou seja, seu sistema tem solução, basta ter as informações corretas.

Cabos RCA

O cabo RCA é o responsável por levar o sinal de áudio que será amplificado pelos módulos amplificadores.

Instalação do Cabo RCA:

  • Passe os Cabos RCA longe de cabos de energia. Por exemplo: se possui uma bateria auxiliar ou o módulo amplificador está instalado na parte de trás do carro, passe o cabo rca de um lado e os fios de alimentação de outro. Em lojas mais profissionais, os instaladores procuram retirar todos os bancos do carro e passar o Cabo RCA por baixo do assoalho, longe até dos fios dos vidros elétricos e etc.;
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  • Se seu Cabo RCA possui um fio fino, não utilize ele para ligar o remote do rádio. Este fio serve para aterrar (uma ponta somente) no chassis, caso dê ruído;
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  • Aterre uma ponta do RCA (não aterre as duas, senão gera mais ruído ainda).
    Como Aterrar? Utilize o fio fino citado acima, ou conecte um fio no negativo do rca (parte externa do conector) e aterre-a.

Utilize um cabo RCA de melhor qualidade:

  • Utilize cabos RCA blindados. Existem no mercado de som automotivo, geralmente 3 tipos de cabos RCA;
    – O Cabo RCA comum – Se instalado corretamente, ele não vai gerar nenhum tipo de ruído. Ele cumpre a função dele de passar o sinal e não tem muita “frescura”, alguns modelos acompanham um fio fino no meio para aterrar caso gere ruído no sistema de som.
    cabo rca de 5 metros
    – O Cabo RCA Trançado – É parecido com o comum, porém internamente os fios são um pouco mais grossos e o positivo e negativo de cada ponta são trançados (geralmente o cabo é transparente para mostrar a trança), o que melhora a condução de sinal.
    cabo rca de 5 metros trançado
  • O cabo RCA Blindado – Como o próprio nome diz, o cabo vem com uma blindagem interna para diminuir a chances de ruídos, além disso os plugues conectores são de melhor qualidade, mais fortes e de matéria-prima superior, são firmes na hora da conexão e difíceis de escapar; as suas pontas geralmente são banhadas á ouro ou prata.
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  • Verifique o aperto dos cabos RCA nos conectores. Deve ser firme, de maneira que não seja facilmente retirado.

Em último caso, Utilize um supressor de ruídos RCA. Por que em último caso? Se sua instalação tiver muitos fatores que geram ruídos, ao comprar o supressor de ruídos, ele pode somente diminuir o ruído e não solucioná-lo. O supressor de ruídos é de fácil instalação e vai no cabo RCA.

supressor e ruidos para som automotivo

Existe – ou existia, pois não tem mais no mercado um novo, mas pode encontrar em alguma lojas com estoque antigo – o supressor de ruídos que é instalado no 12v do cabo da bateria, porém ele só é útil em modelos de carros antigos, como um fusca por exemplo, onde o ruído vinha pelo pólo positivo. Para carros mais novos, não vai fazer nenhuma diferença.

Ligação de Energia/Aterramento

A instalação é muito importante também. Lembre se que toda a energia consumida pelo módulo deve ser “aterrada corretamente”, caso não será, o módulo vai tentar achar outra formar para aterrar a energia, o que pode gerar ruídos

  • Não faça loop com o terra.
    Por exemplo: Se você tem dois módulos, puxe os dois negativos diretamente para um ponto de aterramento. Não ligue o negativo de um e outro e depois coloque no terra, isso aumenta o caminho e diminui a qualidade da instalação.
    Como saber que o loop com o terra é o fator que está gerando ruídos? Desligue um amplificador (o ideal é desligar o que está amplificando os alto falantes de frequência mais altas), se o ruído parar, você achou o problema.  ;
  • Evite Utilizar Vários terras. Prefira a ligação com todos os terras em um único ponto. Caso não consiga, faça um bom aterramento, removendo toda tinta do chassis no local desejado, utilize o fio com um terminal, e a proteja da oxidação com tinta.
  • Utilize cabo de bitola recomendada pelo fabricante – Veja um post com informações de qual bitola utilizar para seu módulo amplificador.
  • Tenho uma bateria auxiliar – Geralmente o pessoal esquece da importância de aterrar as baterias auxiliares. Utilize um cabo grosso e faça um bom aterramento, em um único ponto). Veja um post com dicas de como instalar um bateria auxiliar no carro.

Instalação do módulo e crossover (veja um post com dicas de como instalar um módulo amplificador)

  • Evite instalar eles diretamente na lata do carro, sempre coloque eles em uma base firme de madeira, etc. Ao instalar os módulos diretamente na lata, se a carcaça do módulo for de alumínio ou ferro, você está aterrando o módulo no carro (um aterramento de má qualidade) . Alguns modelos acompanham borrachas nas laterais para parafusar, não as retire.

CD Player

  • Aterre o CD Player direto no chassis para testar, se o barulho parar, o ”aterramento interno” do rádio está com problema, encaminhe-o para a assistência

Cabos de Vela

  • Troque os cabos de vela ou utilize um supressor 12v de ruídos.

Se Utilizar Crossover

  • Faça o teste e ligue o RCA direto para o módulo. Se o ruído parar, ele está aterrado errado ou o ”aterramento interno”  – não é exatamente assim, coloquei assim somente para entender melhor – dele está com problema.

Problemas relacionados com os tipos de ruídos

*Listamos os fatores mais comuns relacionados aos problemas

Ruído no som automotivo quando se liga o carro e acelera: 

  • Aperte as conexões dos cabos RCA;
  • Compre um Supressor de ruídos RCA;
  • Compre um supressor de ruídos 12v;
  • Verifique o aterramento do CD Player e crossover.

Ruído no som independente do carro ligado ou não. Principalmente nas cornetas e S.tweeters:

  • Coloque um RCA blindado;
  • Passe os fios de energia longe dos cabos RCA;
  • Módulo(s) ou crossover instalados diretamente na lata;
  • Muitos pontos de aterramento;
  • Fio do RCA (em certos modelos que possuem esse fio) servindo de remote.

É isso aí! Se você tem ou teve problemas com os ruídos, lembre de comentar abaixo para que possamos trocar informações, pois como dito existem muitos fatores que geram os ruídos e muitas soluções.

 

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texto de autoria https://blog.lojadosomautomotivo.com.br